Chacundum é um blog em dolby-stérico de Cláudio Reston, designer-músico e sócio da Visorama Diversões Eletrônicas.

27 de nov. de 2001

Bom, a Bahia não é exatamente a Pasárgada. Apesar de ter encontrado a mulher que eu quero e deitado na cama que escolhi, achei um lugar um pouco diferente do que me contavam. Como turista de 10 dias, ficam aqui as minhas impressões sobre Salvador e adjacências.

Baiano é lento - mentira. Não tive grandes aborrecimentos para ser atendido em postos de gasolina, shoppings, restaurantes ou no Mc Donald´s. O problema é que faz um calor do cão, e um pouco de lentidão acaba sendo inevitável. Mas no geral são bem eficientes.

É um lugar lindo - mentira. Salvador não tem o menor planejamento urbano, é uma zona total. Para se ter idéia, a orla - onde deveria ser a região nobre, como em qualquer cidade litorânea do mundo - é inteirinha cercada por favelas. Existem pontos pitorescos sim, como o Farol da Barra e algumas praias mais afastadas, mas no geral é pura probreza, bem diferente do que se vê nos cartões postais e do que se ouve nas rimas de axé music.

A comida é uma delícia - verdade. Lá se come muito bem e sem miséria. Recomendo o restaurante Yemanjá - não é a pedida mais barata, mas a comida é farta e deliciosa. Peça uma porção de acarajé, um bobó de camarão e uma caipirinha de cajá-manga e viva mais feliz.

A comida é apimentada - verdade. Alias, não que ela seja apimentada, mas a pimenta que eles servem é bem forte. Para os iniciados, é um prato cheio. Bom demais.

O povo é muito simpático - mentira. Pelo contrário, é um povo bem grosseiro, infelizmente (com exceção dos bahianos Adriana, Fábio e... putz, como era o nome do casal?, que são nota 1000). Ninguém me atendeu com um sorriso, muito menos com cara de muitos amigos. E se for ao supermercado, se prepare para arrancar na marra os carrinhos que a galera deixa - sem a menor cerimônia - no meio dos corredores. Se pedir educadamente que os retirem da passagem, esteja pronto pra tomar uma cara feia em troca.

As bahianas são lindas - verdade. 'O charme e a beleza da mulher brasileira'!

As praias são lindas - meia verdade. São bonitinhas, mas mal cuidadas. O povo joga lixo na areia, sem a menor cerimônia - coisa que o carioca aprendeu a não fazer. Ainda estou para conhecer praias 'de cidade' mais bonitas que as do Rio. Ipanema continua insuperável: areia branquinha, orla bem cuidada e as mulheres mais lindas do planeta.

Se come muito acarajé - verdade. Acarajé é o hot dog, o podrão bahiano - tem em todo canto, em qualquer barraquinha de rua. É baratinho, saboroso e confiável.

Tem trio elétrico o dia inteiro - mentira. Não vi um triozinho sequer, pela graça do bom Deus.

Toca axé music o dia inteiro - mentira. Antes fosse. Também toca Leonardo, Daniel, KLB, Sandy e Júnior...

ACM é rei - verdade. É o legítimo coronelzão. Dá pra ser feliz?

E mais:

. A Bahia é o único lugar do mundo onde chamam 'camiseta' de 'abadá'.

. Depois de dirigir na Bahia você passa a entender o termo 'baianada'. Ô povo ruim de roda.

. Schincariol é a cerveja do momento. Logo em seguida, Kaiser. Que mais eu posso dizer?

Nenhum comentário:

Arquivo do blog