Chacundum é um blog em dolby-stérico de Cláudio Reston, designer-músico e sócio da Visorama Diversões Eletrônicas.

1 de fev. de 2003



Eu já achava o Portishead bom.

Mas depois de assistir ao DVD gravado no Roseland (NY), acaba de se tornar uma das minhas bandas prediletas.

Sempre me soou como um puta embuste essa coisa de inserir orquestras em shows de música pop. Difícilmente não fica gratuito. Mas no Portish, ela é quase que a própria banda.

Aliás, não é bem isso, mas é meio que isso.

É complicado explicar, porque é difícil entender como eles conseguem misturar tantos timbres diferentes (scratches, theremin, bateria, baixo, trompa, violino, trombone, violoncelo, baixo acústico, hammonds, e por aí vai) de forma tão harmonica e orgânica.

A sonoridade? Um misto de música de filmes de suspense, filmes policiais da década de 70, com trilha do 007 e Bjork.

A engenharia de som? Primorosa. Mais que uma simples equalização, ela é a grande responsável por toda climatização dos arranjos.

Lindo.
Sabe o que significam 30 bilhões de dólares?

"1. A quantia é três vezes maior que o valor envolvido em um dos mais bombásticos escândalos financeiros de que se teve notícia na Argentina. Sob investigação das autoridades locais, suspeita-se que US$ 10 bilhões sumiram do país dias antes da decretação do corralito, em dezembro de 2001.

2. A dinheirama equivale a R$ 108 bilhões, que daria para tapar o rombo da Previdência Social durante dois anos seguidos ou bancar o programa Fome Zero durante 21 anos.

3. Significa nada menos que 8% de toda a riqueza que a economia brasileira é capaz de produzir durante um ano e corresponde ao dobro da economia nas contas públicas que o governo brasileiro terá que fazer neste ano para cumprir o acordo com o FMI."

Absurdo, inaceitável e muito, muito assustador.

O resto você lê aqui. Como meia dúzia de, com o perdão da palavra, filhos de umas putas conseguiram em três anos, desviar essa singela quantia dos cofres públicos brasileiros.

Não existe outro remédio, é paredão e tá acabado. Tolerâcia Zero já.

31 de jan. de 2003

Opa.

Voltando devagar. Já já respondo todos os emails.

Bitocas.

Arquivo do blog