Chacundum é um blog em dolby-stérico de Cláudio Reston, designer-músico e sócio da Visorama Diversões Eletrônicas.

14 de nov. de 2001

Vou chorar.

De todas as coisas que eu já vi na internet, acho que poucas me emocionaram tanto quanto a que eu acabo de encontrar.

Isso mesmo! The Real Book, volumes 1, 2 e 3, em suas versões originais, da época em que eram manuscritos e (até onde eu sei) royaltie free.

Para os desavisados: o Real Book é uma espécie de livro sagrado dos músicos, especialmente dos amantes de jazz. Nele você encontra as partituras de quase todos os standards, com direito às cifras e, em alguns casos, às linhas de baixo. É livro de cabeceira dos músicos de jazz, principalmente dos estudantes daquela famosa universidade americana. Algumas partituras contêm erros, mas ainda assim não existe jam sem Real Book.

Há uns 15 anos era muito difícil de ser encontrado, pelo menos aqui no Brasil. Então passava de mão em mão, de xerox em xerox. Afinal, ter um Real Book era um fetiche, objeto de desejo de qualquer músico. O tratavam com tanto respeito que era sempre encadernado da mesma maneira: uma espiral gigante de plástico (daquelas de garras, saca?) e uma sobrecapa de plástico azul. Podreira total. E mesmo assim era lindo.

Uma vez o vi vendendo na Sam Ash, em Nova Iorque, seguindo os mesmos padrões de encadernação. Por isso sempre fiquei na dúvida se era mesmo royaltie free, ou se a pirataria rolava solta. Se alguem souber, por favor, e-mail-me.

Mais tarde ele foi lançado por algumas editoras com nomes parecidos, mas mantendo a mesma idéia: The New Real Book, The Fake Book, etc. Mas confesso que nunca vi muita graça. Não têm o mesmo charme daquelas folhas gastas que viviam soltando, nem daquele logo (clássico!) feito à mão, muito menos das partituras manuscritas - nesses, elas foram diagramadas e editoradas no computador. É limpinho demais.

Esse é o verdadeiro livro. Uma salva de palmas para ele!

Nenhum comentário:

Arquivo do blog